A preservação, a longo prazo, da informação científica, tecnológica e cultural é um item importante no tratamento e na organização de bases de dados, periódicos, repositórios e bibliotecas digitais, as quais subsidiam a produtividade científica, estruturando dados sobre áreas de conhecimento, pesquisadores, instituições no contexto do país e no mundo. No período de 7 a 9 de maio, em Brasília, foi realizado o 1º Seminário Internacional de Preservação Digital (Sinpred). O evento teve como objetivo promover o intercâmbio de informações e experiências entre os parceiros e usuários da Rede Cariniana, de modo a fortalecer a preservação digital em todas as regiões do país, difundindo o uso completo de tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela Rede.

FURG no 1º Sinpred 
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) possui um Portal de Periódicos Científicos, com 10 periódicos. Criado em 2007, o Portal permite que os processos de submissão sejam mais rápidos. Acredita-se que já existem mais 900 artigos disponíveis. O Repositório Institucional conta com mais de quatro mil itens. Todo esse material necessita de um cuidado especial e, atualmente, existe uma grande preocupação da Universidade em investir no que é produzido e como é preservado. O Sinpred reuniu a comunidade interessada na área, para discutir sobre o que deve ser preservado e apresentar os estudos existentes.

No evento foi lançada a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Trata-se da criação de uma rede colaborativa de serviços de preservação digital entre instituições de ensino, pesquisa, bibliotecas e arquivos. Bem como possibilita a participação das instituições na Rede Nacional de Preservação Digital Cariniana. Entre as ações estratégicas da rede Cariniana estão as direcionadas à cooperação internacional para a pesquisa sobre a preservação de bases de dados, portais de periódicos e repositórios de dados digitais. A rede internacional de preservação digital LOCKSS, padrão ISO (14721:2003), já foi adotada por instituições de pesquisa na Europa, Asia e América do Norte. A participação da Rede Cariniana significa estar em consonância com outras iniciativas que vem comprovando o valor científico do sistema, como padrão internacional de preservação digital (UNESCO, Harvard University, Stanford University, M.I.T, e a Library of Congress, entre outras).

A FURG esteve representada pela pró-reitora de Extensão e Cultura Angélica Miranda e pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, através da professora Maria Helena Moraes. Também esteve presente, o professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi) e doutorando na Universidade de Barcelona, Fabiano Couto Correia. O professor apresentou o trabalho intitulado “Workflow para mapeamento de dados oceanográficos no Brasil”.